tag:blogger.com,1999:blog-18298271.post7866908499864981375..comments2023-12-20T18:02:35.437-03:00Comments on Pensar...: A Narrativa se fez Carne@igorpensarhttp://www.blogger.com/profile/05800159764013161455noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-19891523742430933942010-10-30T19:07:34.265-02:002010-10-30T19:07:34.265-02:00Marcelo, outro ponto, qual o problema da influenci...Marcelo, outro ponto, qual o problema da influencia alexandrina? <br /><br />Em algum sentido, como as pesquisas judaicas atuais vem demonstrando, este elemento foi necessário para o enriquecimento da própria doutrina cristã. O judaísmo alexandrino é parte do complexo judaísmo do I século, que insisto, não pode ser desprezado. Não existe um retorno ao Tanach desprovido de uma visão religiosa 'a priori'. Mesmo os "bereanos" valiam-se de alguma tradição. A neutralidade hermenêutica sim é parte de um purismo helênico, Jesus vale-se (bem como os apóstolos) de muitos elementos da interpretação religiosa do I século. Neutralidade é ingenuidade.... Deus opera de forma complexa no processo de revelação valendo-se da revelação escrita, da tradição e das impressões religiosa de determinado tempo.<br /><br /><br />Abraços!@igorpensarhttps://www.blogger.com/profile/05800159764013161455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-43459135232666230002010-10-30T19:01:34.206-02:002010-10-30T19:01:34.206-02:00Marcelo,
Pois é, não posso acreditar em divindade...Marcelo,<br /><br />Pois é, não posso acreditar em divindade representativa. Observe, Jesus não pode ser simplesmente um homem que foi tentado e venceu, a tentação dele é maior, pois sofre a tentação como um homem, sob a possibilidade de valer-se de seus atributo divinos para vencer, porém sem o fazê-lo. Sua vitória é muito mais impressionante e o mais forte, é que significa, que sem a "kenosis" (esvaziamento) não haveria re-dignificação do homem.<br /><br />Insisto, que acho preocupante sua abordagem do NT, ele está mais próxima de uma aproximação liberal, exatamente o tratamento que não quero dar. Negar a divindade essencial de Jesus o coloca em um patamar depreciativo, arranca-lhe a dignidade e a grandeza de seu triunfo, como também o seria, se considerarmos que seu triunfo sobre o pecado valeu-se de sua divindade.<br /><br />Abraços,@igorpensarhttps://www.blogger.com/profile/05800159764013161455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-88472661563681801102010-10-30T15:49:21.542-02:002010-10-30T15:49:21.542-02:00Quando Paulo disse a Timóteo que "desde a sua...Quando Paulo disse a Timóteo que "desde a sua meninice, Ele sabia as sagradas letras (na KJV - sagradas escrituras)que o podia fazer sábio para a salvação pela fé em Cristo (2 Tim. 3:15), pergunto: A que "ESCRITURAS" Paulo se referiu?<br /><br />Outro ponto: Que escrituras, os nobres bereanos deveriam "examinar para ver se as coisas [referentes a Cristo] eram de fato assim" (Atos 17:11), Lucas se referiu?<br /><br />Não haveria "provas" contundentes da Messianidade de Jesus, se estas não fossem encontradas e confirmadas no Tanak, mesmo que os judeus não aceitem os fatos. Não apenas da Messianidade, como de vários aspectos da vida, morte, ressurreição e governo do Reino de Deus na terra. De que forma então, isto não representa uma "derivação" do AT, como proposto?<br /><br />Se vocÊ olhar a história, comprovará que foi justamente Fílon quem influenciou os "pais da igreja", Justino, Clemente, etc e daí poderia assim dizer, começou a se formar o embrião que mais tarde deu origem ao dogma trinitariano, mas antes obviamente, esse embrião começou com a "preexistencia do LOGOS". Basta olhar o credo Niceno para confirmar isto.<br /><br />Concordo plenamente com vc, quando faz um paralelo entre Adão e Cristo. Concordo, porque o que vc disse é bíblico (Rom. 5:12,19 / 1 Cor. 15:21,22) e é justamente por este ângulo que se podem compreender passagens como as de Filipenses 2:5-11 e Col. 1:15,16.<br /><br />Que tipo de "poder" vc acha que Jesus recebeu e que logo em seguida fez com que fosse tentado?<br /><br />Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta, então como poderia Jesus ser "divino", nos moldes trinitarianos, e como vc diz "fazer sentido" a tentação?<br /><br />Faz muito sentido compreender a minha e a sua tentação, se Jesus foi exatamente um ser humano como eu e vc. Este é um sentido que acredito vc não aceita mais, que é o sentido "representativo". Jesus é o nosso representante diante do Eterno Deus, O Pai. E o que o qualifica ao status de Filho de Deus é sua origem pelo poder do espirito santo no ventre de Maria [sua concepção virginal].[Lucas 1:35 / Mateus 1:18,20].<br /><br />Como posso me unir e me revestir de um Ser, que em muitos aspectos difere de mim? Um ser preexistente, um ser que não sofreu de fato a tentação [pois era Deus e Deus não pode ser tentado], um ser cuja origem na verdade não está na esfera do humano, pois sua "encarnação" não é considerada como seu inicio, mas como o rompimento de um estado para o começo de outro?!<br /><br />Abraços e obrigado pelas respostas.<br /><br />Marcelomarcelo vallenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-12656403681727048682010-10-30T12:04:59.415-02:002010-10-30T12:04:59.415-02:00Marcelo, tudo bem?
Primeiro temos que ter clareza...Marcelo, tudo bem?<br /><br />Primeiro temos que ter clareza que o Novo Testamento e suas conclusões teológicas não são simples derivações do AT, resultam de uma complexa construção hermenêutica, deriva em grande parte do substrato "midráshico" (judaico) do I século. A doutrina da encarnação é um desenvolvimento interessante, tem raízes na percepção personalizada da "sabedoria" (Pv 8) que depois se associou ao "logos" e ao "memra" aramaico. Uma olhada em eclesiásticos (livro pré-cristão) comprova que a doutrina da "encarnação do verbo" é mais antiga do que você propõe, veja este trecho:<br /><br />“Saí da boca do Altíssimo e como a neblina cobri a terra, armei a minha tenda nas alturas e meu trono era coluna de nuvens. [...] Junto de todos estes procurei onde pousar e em qual herança pudesse habitar. Então o criador de todas as coisas deu-me<br />uma ordem, aquele que me criou armou a<br />minha tenda [skênên] e disse: 'Instala-te em Jacó, em Israel recebe a tua herança'”. (Eclesiástico 24:3,4,8 e 9 - Septuaginta).<br /><br />Se Jesus não fosse Deus encarnado, temos um problema na própria consumação da redenção. Jesus tinha que ter uma divindade para renunciá-la em suas ações (Fp 2:7). Eu concordo com você sobre a humanidade de Jesus, exatamente sua humanidade que torna o evangelho magnífico, mas uma humanidade que tinha a possibilidade de se valer dos atributos divinos, para em sua renúncia, vence. <br /><br />Observe, Jesus fez justamente o caminho inverso de Adão. Adão caiu por ambicionar um poder que não lhe era por direito (a autonomia) e Jesus venceu por renunciar exatamente este poder que lhe era por direito. Sem o "poder", não haveria renúncia (kenósis), sem a renúncia (kenósis) não haveria redenção do homem. <br /><br />Sem divindade, a tentação no deserto não faria sentido. Não está Satanás o tempo todo provocando a filiação divina? (Se tu és o filho de Deus...) E Jesus triunfa sobre o mal sem se valer destes atributos.<br /><br />Foi precisamente este elemento que me levou a considerar o fato de que a encarnação da divindade é fundamental para minha salvação e redenção dos homens que se chegam a este mistério por graça.<br /><br />Obrigado por suas impressões.<br /><br />Abraços,<br />Igor@igorpensarhttps://www.blogger.com/profile/05800159764013161455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-17405587580273853882010-10-29T19:25:35.417-02:002010-10-29T19:25:35.417-02:00A teologia da encarnação foi "formulada"...A teologia da encarnação foi "formulada" justamente para dar coerencia interna ao dogma da trindade, em relação a pessoa de Jesus. Esta "teologia" em minha opinião não é bíblica. <br /><br />Ela não surgiu estritamente a partir do texto da Escritura. Foi o resultado da influência de certas crenças e atitudes que prevaleceram em torno da igreja cristã, após o primeiro século. <br /><br />A preexistência humana de Jesus e a incompreensão da linguagem joanina contribuíram para o ensino de que Deus se tornou homem, que é a essência da chamada “teologia tradicional da encarnação”.<br /><br />O maior erro é justamente querer compreender o "LOGOS" de João sob uma perspectiva Filônica e não segundo as escrituras judaicas. Filo tentou mesclar judaismo com filosofia grega e por isto compreendeu O LOGOS como "principio ordenador de Deus", O Primeiro-nascido, que estava entre ele e poderia romper a criatura do Criador... Ele é sem começo de dias, como Deus é, nem é gerado, como somos, mas é algo entre esses extremos, está conectado com os dois. <br /><br />LOGOS não é e nunca foi uma pessoa. Significa o PLANO E A AÇÃO DE DEUS, que foi expressa quando Jesus nasceu e que antes de seu nascimento Ele não existia, a não ser na mente de Deus. <br /><br />Há pelo menos dois problemas com o modelo tradicional da Encarnação: <br /><br />(1) o problema dos egos <br />(2) o problema da natureza dual.<br /><br />Qual ego Jesus possuía? Se Jesus tinha dois egos, o divino e o humano, então não é Jesus duas pessoas com dois conjuntos distintos de memórias, desejos e pensamentos? <br /><br />Se Jesus não tem um ego divino, em que sentido ele é divino? <br /><br />Se Jesus fosse controlado inteiramente por um ego divino, em seguida, ele teria consigo memórias das eras passadas. Ele recordaria o dia em que foi formado Adão, e no dia em que os anjos cantaram de alegria quando o universo foi criado. <br /><br />Se ele realmente manteve seu ego divino através da Encarnação, em seguida, como ele poderia ter aprendido a obediência? (Hebreus 5.8), ou crescido em sabedoria (Lc 2.52), e não saber o dia de seu retorno (Mc 13,32)? <br /><br />Alguém deveria se perguntar como um preexistente “Deus Filho” pode se tornar um homem sem qualquer “diminuição da divindade” e de certos “atributos divinos”, ou como ele poderia viver uma “completa humanidade”, sem deixar de exercer as funções divinas que tinha vindo a exercer desde a eternidade passada?<br /><br />Aqueles que realmente conviveram com Jesus o encontraram completamente e <br />naturalmente um ser humano [homem]. Jesus não lhes parecia ser uma pessoa com características indeterminadas, na qual o humano e o divino se misturavam, ou uma <br />espécie de semideus grego, metade homem, metade deus. Não havia nada de anormal com ele. Ele era um homem entre os homens, como um homem normal é em si mesmo, e não encontraram também nenhuma dificuldade em chamá-lo de homem. <br /><br />O verdadeiro "modelo da encarnação" deve ser capaz de explicar esse ser humano simplesmente.<br /> <br />E aqui está o cerne da questão: se um SER pré-existe ao seu nascimento humano, este SER NÃO É UM HUMANO POR ORIGEM, então poderia ser dito honestamente que este SER SERIA HUMANO após o nascimento? Não estaria esse alguém vestido como um homem, usando a humanidade apenas como um manto? (docetismo).<br /><br />Deixo uma frase importante, escrita por John Knox em - A HUMANIDADE E A DIVINDADE DE CRISTO,pág. 106 <br /><br />- "PODEMOS TER A HUMANIDADE [DE CRISTO] SEM A PREEXISTÊNCIA E PODEMOS TER A PREEXISTÊNCIA SEM A HUMANIDADE. NÃO SE PODE ABSOLUTAMENTE TER AMBAS AS COISAS".<br /><br />Saudações no Messias Jesus<br /><br />Marcelo Valle.marcelo vallenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-4843810256852342502010-08-03T15:05:59.830-03:002010-08-03T15:05:59.830-03:00Jorge e Maurílio, obrigado por vossos comentários....Jorge e Maurílio, obrigado por vossos comentários. São sempre bem vindos e inspiradores. São produções à parte.<br /><br />Abraços!@igorpensarhttps://www.blogger.com/profile/05800159764013161455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-27714349991199673112010-07-22T15:48:41.754-03:002010-07-22T15:48:41.754-03:00O mundo incoerente diviniza o que é fugaz e perece...O mundo incoerente diviniza o que é fugaz e perece, e rejeita a revelaçao máxima do amor e poder de D'us, Yeshua. O magnífico, extraordinário é que ELE de glória em glória nos santifica no processo inverso, para que enquanto humanos que somos nos tornemos como ELE, ao atingirmos a estatura de varão perfeito.<br />Glória à Aquele que vive e reina para sempre.<br />Shalom amados.Maurílionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-24356317961852354032010-07-22T15:00:14.360-03:002010-07-22T15:00:14.360-03:00Igor,
ótimo texto.
Seu último parágrafo reflete...Igor, <br /><br />ótimo texto.<br /><br />Seu último parágrafo reflete bem o que é o Cristianismo, não como mais um caminho ou um entre tantos modelos, mas como a própria VIDA. A qual nos enche da mais viva esperança de que, um dia, seremos iguais, conformados à imagem de Cristo.<br /><br />É a eternidade sendo temporal para novamente ser eterna [calma, tentarei explicar]; porque somos herdeiros, e ainda herdaremos; somos feitura de Cristo, e ainda por ser feitos; santos, e a santificar; perfeitos, mas sem desfrutar completamente da perfeição. <br /><br />Erwin Lutzer escreveu que, pela manhã, sempre orava a Deus assim: Senhor, peço que não me vejas como sou, mas me vejas através do teu Filho Amado, Jesus Cristo [citação livre]. <br /><br />Creio que Deus nos vê como Cristo, ainda que não sejamos como Ele; mas o revestimento ao qual descreveu, já aconteceu eternamente, ainda que no tempo, esteja a se cumprir em nós.<br /><br />Forte abraço!<br /><br />Cristo o abençoe!Jorge Fernandes Isahhttps://www.blogger.com/profile/08382129717738845288noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-91031732759918755152010-07-16T14:28:07.069-03:002010-07-16T14:28:07.069-03:00Muito bom, Igor. God bless ya, bro! Vc tem adicion...Muito bom, Igor. God bless ya, bro! Vc tem adicionado mt a minha vida! E com esse texto, mais uma vez, me sinto enriquecido para poder levar um pouco de conhecimento aos meus próximos! Valeu!Victor Bimbatohttps://www.blogger.com/profile/12733889049339899017noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-32016465988480068482010-07-15T13:00:01.456-03:002010-07-15T13:00:01.456-03:00Muito bom Igor.
Realmente o sentido desse "r...Muito bom Igor.<br /><br />Realmente o sentido desse "revestimento de Cristo" merece mais atenção. Fica muito claro que a imitação de Cristo no discipulado (evangelhos) e a união com Cristo no batismo (Paulo) são formas de dizer o mesmo.Guilherme de Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/04432242242969025172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-50115906521535911502010-07-14T23:59:20.309-03:002010-07-14T23:59:20.309-03:00Excepcional, Edificante, Inspirador!!!
Obrigada po...Excepcional, Edificante, Inspirador!!!<br />Obrigada por mais uma aula.<br />Estamos aprimorando juntos...<br /><br />Dani e Rodrigo.Daniella Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/15939758413425220357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18298271.post-40958041642967063012010-07-14T23:59:20.308-03:002010-07-14T23:59:20.308-03:00Novo e vivo caminho ...imagem de Deus ...
É impolg...Novo e vivo caminho ...imagem de Deus ...<br />É impolgante demais ...preciso inflamar com a minha devoção e paixão depois de ler essas verdades, entusiasmo para buscar mais e mais ...Minha vida, minha nova narrativa em justiça.Maranoreply@blogger.com