29 de jun. de 2009 | By: @igorpensar

O Enigma da Árvore da Vida



Este é um texto de natureza teológica, filosófica e estética. Para os que procuram uma espiritualidade que compreenda a vida em sua totalidade. Acabou de sair do forno... façam bom uso!

[clique aqui para baixar - PDF]

9 comentários:

Unknown disse...

Igor... que artigo ein?! Parabéns! Realmente esta é uma mensagem urgente para os santos hoje... santidade para andar, viver, comer, plantar a Árvore da Vida no lugar que sempre ela deveria estar, no centro do Jardim (mundo) e não "nos expulsarmos", como Filhos do Jardineiro, deste Jardim e levar a semente da Árvore embora...

Erikebenavraham

Jerusa disse...

Igor...maravilha...quantas reflexões nos proporciona este texto. O pensamento unilateral e tendencioso nos faz pensar que o mundo contagia os santos(o que é verdadeiro) mas esquecemos que o inverso também pode ser possível. Os santos podem e devem contagiar o mundo plantando "jardins de shalom".
Que o SENHOR te abençoe.
Jerusa.

@igorpensar disse...

Penso que uma espiritualidade judaico-cristã funda-se na superação dos dualismos. Nem ascetismo, nem hedonismo e tão pouco um equilíbrio entre ambos. Ascetismo é a rejeição à graça e hedonismo é idolatria ao prazer. A espiritualidade que proponho no artigo é um "terceiro excluído", eu chamo de monoteísmo bíblico. Alguns poderiam chamar de "teísmo bíblico", pouco importa. Mas, esta visão de mundo, não é ascética porque reconhece na criação de Deus e em todas as coisas por ele criadas "graça". Por outro lado, reduzir toda criação a um aspecto dele - por exemplo o prazer - é idolatria. O monoteísmo bíblico, me ensina a desfrutar da criação com responsabilidade. Não me aprisiono e nem me afasto da criação, me relaciono com ela.

Silvio Lima disse...

Excelente texto, bela reflexão!
Parabéns.
Silvio Lima - Limeira/SP

@igorpensar disse...

Obrigado Silvio!

Unknown disse...

shalom!!! igor miguel, sou do maranhão aluno do cates cursando o segundo modúlo fã numero um de igor o pensador na paz do messias me despeço.

@igorpensar disse...

Edilson, obrigado pela comunhão de idéias e pelo apoio.

INSTITUTO ABBA disse...

Aqui, postei no blog do Abba com Link para o seu blog. A gente fala muito deste texto com as pessoas então coloquei lá com autoria, tudo direitinho. Obrigada por pérola como este texto e tantos outros...
Abraço

Unknown disse...

Não encontro palavras para descrever minha gratidão por este texto tao esclarecedor e posso dizer pessoalmente libertador quanto a fragmentos errôneos existente em minha cosmovisão. Obrigado meu irmão.