21 de mai. de 2010 | By: @igorpensar

Pedagogo: o profissional

Por Igor Miguel

*A imagem ao lado é uma estatueta em terracota que fora encontrada na Grécia. Uma representação do "escravo pedagogo" conduzindo seu aprendiz à escola.

Existe uma confusão nas datas. Alguns dizem que dia 18, outros 20 e outros 22. Então, vou postar hoje dia 21 para agradar gregos e troianos. De qualquer forma, não posso deixar de homenagear estes profissionais que pensam processos educacionais e que estão nas várias instâncias da sociedade, engajados na educação.

Eles não estão só na escola. Estão também na empresa, nas ONGs, instituições filantrópicas, entidades religiosas, faculdades, forças armadas, hospitais e onde você puder imaginar, lá terá um pedagogo.

Tornou-se sem dúvida a profissão com o maior número de profissionais na atualidade. O que pode parecer um desprestígio, na minha interpretação, não é. Afinal, quem faz o bom pedagogo é o próprio pedagogo.

Um bom pedagogo está conectado com o mundo do conhecimento, sabe se articular nos vários universos formacionais. O pedagogo é o cara que não educa somente, ele pensa no processo educacional propriamente dito. Já dizia que a diferença entre a educação espontânea e a educação pedagogicamente orientada, é que a última é INTENCIONAL. Ou seja, o pedagogo é alguém que ensina sem "ingenuidade".

Assim, um pedagogo, preocupa-se com os meios, com o processo, entre o sujeito que aprende e seu objeto de aprendizagem. Um mediador por excelência. O pedagogo, não se concentra no conteúdo, concentra-se em como traduzir o conteúdo em termos que seus aprendizes possam compreender.

Para isto, vale-se de recursos teóricos. Procura compreender a cognição, o afeto e a complexidade social da realidade de seus alunos. Um bom pedagogo é com certeza um pesquisador. Não consegue olhar para a realidade desprovido de um repertório sofisticado para interpretá-la.

Quando se ouve um bom pedagogo, não se sabe se ele é filósofo, antropólogo, sociólogo, ou psicólogo ou historiador, pois vale-se de ferramentas das diversas ciências da educação para integrá-las em favor de seu campo de atuação.

Um pedagogo, pode-se dizer, é um cientista da interdisciplinaridade. Talvez, pela complexidade de seu campo de atuação, talvez seja por isso injustamente tratado como um "generalista" ou a própria pedagogia como uma "ciência" sem "epistemologia". Não obstante, prefiro considerá-lo como um articulador dos vários saberes.

Mas lá, na pedagogia, o debate é intenso, pois eles(as) (os(as) pedagogos(as)) são bons(boas) no debate. Lembro-me de calorosos embates sobre a emblemática dicotomia "teoria" e "prática", pois de fato, não dá para ser um pedagogo sem uma boa base teórica, bem como sem uma boa atuação prática.

O pedagogo não quer ser um "ativista" da educação, e tão pouco, alguém que se dedica às elucubrações teóricas que não atingem a realidade de sua atuação. Ele é o sujeito da práxis. Ele deseja uma boa atuação, teoricamente bem orientada.

Enfim, neste dia, gostaria de homenagear, todos os profissionais da educação, que como eu, amam sua profissão e querem se engajar para tornar esta belíssima área em objeto de respeito e reconhecimento, pela realidade que é a profissão PEDAGOGO!

8 comentários:

Unknown disse...

Valeu, meu pedagogo preferido!!! E acho que você conseguiu uma ótima auto-definiçao com este texto.
Que o Eterno continue a te guiar em todos os aspectos da sua vida.
Abraço, da Gi.

@igorpensar disse...

Obrigado maninha!

sonia gomes disse...

gostei deste termo cientista de interdisciplinaridade,como pedagoga temos que ser flexiveis na práxis.Ao fazer a leitura deste artigo me senti lisonjeada e feliz de saber que como educadores podemos fazer a diferença na formação de um individuo e tbm senti um refrigério para continuar caminhando nesta longa jornada educacional de cabeça erguida !!Um abraço e que Deus continue te dando sabedoria e ânimo para novas postagens

@igorpensar disse...

Olá Sônia,

Pois é... Eis o desafio de nossa profissão.

Abraços,
Igor

Eliane Ávila disse...

Estava ,eu , a procurar algo que me ajudasse a construir o Projeto Politico, da escola onde trabalho e me deparei com este Blog.
Que achado Maravilhoso!!!
Palavras bem articuladas, agradáveis, e cheias de conteúdo. Cada Frase uma descoberta daquilo que já queria ter dito.
Obrigada, Sr. Igor, Pelo presente.
Que O Nosso Senhor, Continue a Iluminar e a conduzir seus Pensamentos...
Eliane Ávila

Maick Pinheiro disse...

Por favor, poderia me disponibilizar as referências da imagem? Estou fazendo um estudo e ela é o que procuro. E...

Obrigado por acalmar meu coração.

Maick Pinheiro disse...

Oi meu nome é Maick. Estou fazendo um estudo e gostaria de saber se você pode me disponibilizar as referências da imagem? E...

Obrigado por acalmar meu coração.

@igorpensar disse...

A imagem está disponível na wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia