5 de jan. de 2011 | By: @igorpensar

Ser Gente

Por Igor Miguel

É simples... aprendi que os aplausos não querem dizer nada. Aprendi que lisonjas não significam nada. Aprendi que status religioso ou de outra natureza é nulidade, vazio. Aprendi enfim, que se eu quero ser discípulo de Jesus de verdade, tenho que me abster dos grandes públicos, da ostentação.

Cansei deste papo do tipo "somos os caras". Cansei da pretensão doentia da afirmação de poder de que "estamos em um movimento revolucionário", chega de triunfalismo!

Meus triunfos verdadeiros não são públicos. Envolvem questões simples. Como por exemplo superar meu egoísmo de não querer ajudar minha esposa na cozinha quando a preguiça tenta me seduzir. Minhas guerras não envolvem "batalhas espirituais imaginárias" de principados e potestades e "atos proféticos" mobilizadores. A coisa é mais simples, ou melhor, mais complexa, envolve compreender Cristo, me alimentar de sua carne e sangue, para vencer a tentação da hipocrisia religiosa.

Não, provavelmente, vocês não me verão envolvido nas grandes mobilizações do mundo gospel, tão pouco, sendo chamado de apóstolo, rabino, bispo ou coisa do gênero. Mas, espero que escutem que sou um bom marido, um bom pai e principalmente um bom amigo. Se ao menos nestas coisa eu conseguir vencer a grande batalha, tenha-me por satisfeito. Entretanto, se um dia eu tiver que falar pra multidões a respeito de Cristo ou de qualquer outra coisa, quem estará lá não será um grande pregador ou acadêmico, será um homem que aprendeu a ser simplesmente gente.

Não quero ser tratado como artefato religioso, como parte do cenário religioso. Jesus me chamou e pronto, isto basta, isto é tudo. Nunca tive dias tão alegres em minha vida, não há um dia que não acordo e encaro os desafios diários em oração e ações de graças. Certamente se minha rotina não for um culto, o culto nunca se integrará a minha rotina.

Minha oração é que Deus continue travando minhas pretensões carnais, que Ele continue freando minhas megalomanias, meu egoísmo e narcisismo, todos estes ídolos que meu coração persiste em fabricar.

Eu não quero ser nada além daquilo que Deus deseja que eu seja.

17 comentários:

Daniel De Luca disse...

Paz, Igor!

Excelente texto!

Realmente estamos fartos de tanta estrela no "mundo gospel", quando a verdadeira estrela é Jesus.

Estamos fartos da vaidade, na mentira, dos falsos irmãos...

Que possamos realmente viver o verdadeiro Evangelho, a vida simples e plena que só Ele pode nos trazer...

Forte abraço,

Daniel

Daniel Coelho disse...

Compartilho. Afinal, e como escreveu C.S. Lewis, "[...] a maior batalha religiosa não se trava num campo espetacular, mas dentro do coração humano comum, quando, a cada manhã, acordamos e sentimos a pressão do dia a nos afligir e temos de decidir que tipo de imortais queremos ser."

Parabéns pelo post. Montei um pdf com ele (http://is.gd/ka3ts)e vou até imprimir algumas cópias dele aqui. ABRAÇO!

Jorge Fernandes Isah disse...

Igor,

faço sua a minha oração, para que Cristo me capacite a vencer minhas lutas pessoais, e assim, somente assim, ser conformado à sua imagem e semelhança.

Grande abraço!

Cristo o abençoe!

Tijs e Kelly van den Brink disse...

Olá Igor,

excelente texto! Excelente reflexão e extremamente relevante para o contexto "gospel" atual. Se mais pessoas se comprometessem com esse tipo de atitude cristã não ouviriamos tantas frases do tipo: "filhos de pastor são os piores..."

Tantos se colocam a frente da esposa, dos filhos e até do próprio Jesus...

Temos muito a aprender. Deus tenha misericórdia de nós...

Peterson M. disse...

Ei Igor!
é muito bom ver comentários como este! Faço questão de ver se te chamarão realmente de bom amigo, bom marido, bom servo!
Te amo cara!

Peterson Miranda

Paulo Dib disse...

"Certamente se minha rotina não for um culto, o culto nunca se integrará a minha rotina".

Profundo isso, e é o que eu tento viver, uma vida que seja um culto a Deus.

Quanto a vc ser um bom marido e um bom amigo eu creio que vc seja. Pelo menos vc tem sido um bom primo, rsrsrsrsrsrs

Abraços.

@igorpensar disse...

Pois é Daniel (Yossef), que Ele nos ajude.

Daniel (coelho), que bacana o PDF, que agregue pessoas com o mesmo anseio.

Jorge, nossa amizade, mesmo na virtualidade, há de se concretizar no prometido café... que Ele me ajude a cumprir minhas promessas... :-D

Tijs e Kelly... pois é, infelizmente as pessoas se esquecem que o verdadeiro culto e devoção acontecem nas coisas simples. É o papo do cisco no olho...

Fala Peterson, também te amo meu brother, só lamento não ter sido um grande amigo antes, minha religiosidade, por falta de compreensão da suficiência de Cristo me impediram.

Primo Dib... cara... você tem se revelado um primão! Te amo meu brother... vc é mais do que da família.

Abraços,
Igor

Lanussa Bello disse...

Nossa que texto lindo e profundo professor.
Sei que não é sua pretensão falar a multidões, mas gostaria que suas ministrações alcançassem os lares de toda nossa nação, seja por livros, indo até eles, mas sei que os cristãos e os não cristão, teriam uma nova visão sobre o evangelho, bem diferente do que andamos vendo.(sem desmerecer esforços de homens de Deus, que tem se dedicado).

P.S.:Sem querer intrometer na sua vida, mas vou começar a pedir a Deus para que isso aconteça, porque 'ser gente', hoje em dia, não é nada simples. :)

Unknown disse...

Bem, pra mim, vc SEMPRE foi um ótimo amigo. Tô gostando de te ver tão solto... Abraço!
Gi.

Roberto Vargas Jr. disse...

Olá, meu caro Igor.
Ah, mano, como é difícil não se lambuzar em aplauso como se fosse mel!
Sabe, embora eu tenha escrito muito em minha defesa, acho que é muito ser tido por arrogante e aqueles "elogios" todos que "ouço" alhures. É bom ter um blog que tem tão poucos leitores. E estes são, quase todos, amigos que tanto me elogiam verdadeiramente quanto me cutucam e me perdoam.
Não fosse assim, eu certamente estaria todo melecado!
Sua pena continua ótima.
No Eterno,
Roberto

Roberto Vargas Jr. disse...

Não publique agora. É só para receber os coments!
;-)
Roberto

Pri Stofel disse...

Você é um verdadeiro artista, consegue dizer num poema as nossas mais profundas angústias.
Me ajudou, mas ainda não cheguei nesse nível.kkkk

Anônimo disse...

Ser Gente é um pouco de tudo. Não acho certo a sua colocação de que uma vida simples é feita das pequenas coisas...mas a vida TAMBÉM é feita de grandes coisas. Existe sim Batalha Espiritual com situações onde temos que enfrentar o inimigo. O que me parece é que você era uma pessoa antes e agora é outra. Colocar a culpa nos outros é muito cômodo. Fica até parecendo que você é uma pessoa altamente influenciável, o que não me parece. Fica cansativo esses comentários sobre denominações e Movimentos. Esqueça. Viva o que o Senhor tem para você e abençoe os irmãos, mesmo que você ache que eles estão equivocados. Ore se for o caso. Preste atenção: os opostos são muito perigosos. Você ainda é muito jovem, a maturidade ensina o bom senso.

@igorpensar disse...

Sou uma pessoa altamente influenciável pela verdade, ela me atrai irresistivelmente, me conduz a passos largos para a coerência. Saiba, tenho mente e coração inquietos para encontrar refúgio no sentido, que só evangelho. Não tenho vergonha de mudar, e tão pouco estou preocupado com a minha reputação, o tanto que estou preocupado em ficar à mercê da alienação e de uma falsa projeção narcísica.

Anônimo disse...

Ótimo que você queira ficar longe de uma alienação narcisista. Todos buscamos isto. Mas, nem por isso ficar apontando o dedo para os outros é bom. A Bíblia nos ensina que devemos orar pelos fracos. A partir do momento em que ficamos debatendo até com uma certa irritação e com acusações, não PRATICAMOS a Palavra de Deus. Mais do que estudos e estudos e muito conhecimento, a prática é fundamental. Esses debates não engrandecem em nada o Reino. Só acredito em quem dá frutos e bom testemunho. Não tem jeito, só se conhece a árvore pelos frutos. Todos nós temos algo para mudar, e aprimorar. Será que tudo que é escrito aqui é a pura verdade? Tentamos ser gente o tempo todo. Só Deus é único, perfeito.

@igorpensar disse...

Se é pura verdade, provavelmente não, mas é a pura verdade que eu a desejo com todas as minhas forças.

Quanto a seu posicionamento, deixe-me dizer algo bem pedagógico (para não perder o costume):

Prática por si mesmo não quer dizer nada, pois pode ser fruto de ativismo. Os legalistas eram homens cheios de práticas, mas, não tinham o sentimento correto e nem a doutrina correta.

Zelo doutrinário, por si mesmo, também não quer dizer nada. Uma vida intelectualmente coerente, precisa ser éticamente coerente.

Ética e boa doutrina, não são também suficientes, se não estiverem saturadas do amor e da suficiência da graça de Deus.

Agora, se tem uma verdade a meu respeito que deves saber, é que sou justo, mas ainda pecador, igualzinho a você.

Um beijo no coração,
Igor

reinaldo disse...

A PAZ DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA CONTIGO!!!


O EVANGELHO É TÃO SIMPLES E OBJETIVO, QUE SÃO COISAS DITAS DESSA FORMA QUE O MUNDO CRITÃO ESTA PREC
ISANDO ENTEDER QUE A ESTRELA É JESUS.

UM ABRAÇO...