7 de jan. de 2014 | By: @igorpensar

Auto-vitimização

Auto-vitimização é quando uma pessoa ou instituição se coloca como vítima ou perseguida para desqualificar objeções contra as quais não pode contra-argumentar. Auto-vitimização é um tipo de manipulação emocionalista, acontece principalmente quando se esgotam os argumentos e o debate precisa ser suspenso por incompetência ou por falta de lógica nos posicionamentos que o criticado supostamente deveria defender. 

Geralmente, a suposta "vítima" confunde ideias com sentimentos, ideologias com pessoas, apologética com ofensa pessoal, e no fundo revela falta de modéstia em admitir que simplesmente pode estar errada. E o pior, a auto-vitimização é uma espécie de desonestidade intelectual; geralmente, o que defende suas ideias se torna o grande vilão, e o que se vitimiza consegue adeptos que são exatamente como ele: "vítimas" de um sofrimento virtual que só tem plausibilidade em sua teimosa imaginação. A auto-vitimização precisa de platéia para funcionar. 

Todos nós somos tentados a cair nesta armadilha em nossas relações humanas, principalmente em nossa sensível e epidérmica cultura latino-americana. Mais discernimento e sobriedade, pessoal.

0 comentários: