13 de set. de 2012 | By: @igorpensar

Fórmula Batismal

Tertuliano (160-220 d.C.), um dos mais notáveis teólogos pré-nicenos, preservou a estrutura confessional realizada por cristãos aos pés do batismo:
"No momento em que entramos na água [do batismo] -- mas também um pouco antes, na presença da congregação, e sob a direção do presidente -- confessamos solenemente que renunciamos ao Diabo, à sua pompa e aos seus anjos. Depois disso, somos imersos três vezes, e proferimos então um compromisso um pouco mais extenso do que aquele apontado pelo Senhor no evangelho" (A coroa 3).
A pergunta é: que "compromisso extenso" é este citado por Tertuliano?  A resposta está em Hipólito (220 d.c.) em sua obra "Tradição Apostólica":

"No momento em que o candidato [ao batismo] entrar na água, aquele que o batizará imporá sobre ele as mãos dizendo: 'crês em Deus Pai todo-poderoso?' E o batizado dirá: 'Creio'. Será ele então batizado imediatamente com imposição de mãos sobre a cabeça. Depois disso, deverá responder as seguintes perguntas: 'Crês no Messias, Jesus, Filho de Deus?' [...] Crês no Espírito Santo? (Tradição Apostólica 21:9-18).

O mais incrível é que a pessoa era imersa em cada trecho em que era citado uma pessoa da Trindade e o convertido respondia dizendo "creio!".  Conclui-se assim, que a Igreja atrelou à ideia de "ser batizado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo" (Mt 28:19), como uma "narrativa confessada", como preservada no "Credo Apostólico".  Logo, ser batizando em nome da Trindade, significa ser batizado em nome daquele que se revelou e salvou trinitariamente.  O batismo assim, atrela-se à história da salvação.

6 comentários:

@Danipalavra disse...

Muito interessante!

Daniel disse...

Bem legal!

Daniel disse...

Conhece a fórmula batismal dos huguenotes?

For you, baby Maria, God made the world out of nothing.
For you, baby Maria, God called Israel out of Egypt.
For you, baby Maria, God brought Israel back from exile.
For you, baby Maria, Christ came into the world to teach the children.
For you, baby Maria, Christ died on the cross and rose again.
For you, baby Maria, God sent His Holy Spirit to give you strength to live as you ought.
For you, baby Maria, Christ will come again and take us to God.
Baby Maria, you know nothing of this.
But we promise to tell you the story until you make it your own.
And so I baptize you in the name of the Father, the Son, and the Holy Spirit.

@igorpensar disse...

Muito legal Dani. O foco é em uma fé trans-geracional. Lindo!

Jorge Moreira da Silva disse...

Interessante que nessa cerimônia só o pai era chamado de Deus.Como vc explica isso?

@igorpensar disse...

Jorge,

Qual o problema? O fato do termo "Deus" não ocorrer diretamente associado ao Filho e ao Espírito Santo, não é uma negação da divindade. A fórmula é muito mais complexa, está ligada a uma rede de textos do Novo Testamento.

Igor