Louis Berkhof (1873-1957)
Teólogo cristão reformado de origem holandesa, radicado nos EUA. Foi muito influenciado pela tradição reformada holandesa, principalmente por homens como Abraham Kuyper e Herman Bavinck.

"
A santificação é obra do Deus triúno, mas é atribuída mais particularmente ao Espírito Santo na Escritura, Rm 8:11; 15:16; I Pe 1:2. É particularmente importante em nossos dias [...] salientar o fato de que
Deus, e não o homem, é o autor da santificação. Especialmente em vista do ativismo, que é um traço tão característico da vida religiosa americana, e que glorifica a obra do homem, e não a graça de Deus, é necessário acentuar muitas vezes que a
santificação é fruto da
justificação, que aquela é simplesmente impossível sem esta, e que
ambas são frutos da graça de Deus na redenção dos pecadores. Conquanto o homem tenha o privilégio de cooperar com o Espírito de Deus, só pode fazê-lo em virtude das forças que o Espírito lhe comunica dia após dia.
O desenvolvimento espiritual do homem não é uma realização humana, mas é obra da graça divina. O homem não merece crédito algum pela contribuição que lha dá instrumentalmente. " (grifo nosso).
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2002. p.492.
0 comentários:
Postar um comentário