10 de nov. de 2013 | By: @igorpensar

O Mito da Inquisição Espanhola

Eu sempre desconfiei dos exageros historiográficos a respeito da inquisição. Seria minimamente plausível considerar os dados deste documentário realizado pela BBC de Londres, que trata sobre a possibilidade de realmente a inquisição espanhola ter sido construída, em grande parte, por mitos oriundos de movimentos que desejavam macular a imagem do cristianismo no ocidente.  Principalmente "modernistas", que precisavam descredibilizar o cristianismo, para que seu projeto civilizatório lograsse êxito.  Há a participação de renomados historiadores como Henry Kamen que escreveu "The Spanish Inquisition: a historical revision".  Então, antes de acreditar em tudo que andam dizendo a respeito das "atrocidades da inquisição cristã", pense um pouquinho, leia mais, e se informe.  Tem até museus aqui no Brasil que colocam reproduções dos quadros do artista espanhol Francisco de Goya, como se fossem fotografias, e se esquecem de lembrar que ele viveu no século XVIII e a inquisição espanhola no século XV, quase 300 anos depois.

5 comentários:

Flaviano Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flaviano Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flaviano Filho disse...

Prometo que não vou te incomodar mais.
Somente leia o texto abaixo se te interessa é claro!

http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/CristianismoVersusCatolicismo-LMAlves.pdf

@igorpensar disse...

Olá Flaviano,

Você não me conhece, sabe muito pouco sobre minha vida, em seu lugar eu ponderaria os julgamentos. Esperava um postura minimamente sóbria em analisar o conteúdo do vídeo. Onde você me viu defendendo o catolicismo romano? Me diga? Apenas coloquei um vídeo que trata de forma científica e histórica, dados sobre a inquisição. Quando você quiser dialogar com o mínimo de maturidade e sem passionalidades, estarei a sua disposição. De qualquer forma, agradeço sua contribuição, não obstante a fragilidade de seus argumentos. Um conselho, se quiser escrever algo que enriqueça as reflexões neste blog, e não tentar cair na armadilha de querer me atingir. 1) Assista o vídeo todo, 2) leia livros e teorias que os autores comentam no vídeo; 3) traga dados históricos para refutá-los. Do contrário, nada de diálogo, pode ser.

Igor

Unknown disse...

Prezado irmão na fé em Jesus, como tu disseste, o vídeo tem como objetivo suscitar uma reflexão. Pois bem, neste sentido é ótimo para ver que trata-se, obviamente, de contra-propaganda. Observe-se a excelente elaboração do mesmo em que pese, ou mesmo devido aos fracos argumentos utilizados.
Se os documentos recopilados e examinados exaustivamente, a ponto de afirmar categoricamente que as prisões eram quase um 'spa' e os métodos eram 'humanitários', por que o Sr. H. Kanan (que ostenta o símbolo do senhorio à sua direita) não sabe exatamente o número de mortos?
Convenhamos, não se esta tentando desmitificar a inquisição e sim mitificá-la. E pior, às custas da Reforma Protestante.
Que a paz de nosso Senhor Jesus, o Cristo, seja o árbitro em nossos corações.
Ney Carlos Lucca