19 de jul. de 2009 | By: @igorpensar

Corretor Gramatical no OpenOffice (CoGrOO)


Por Igor Miguel

Um dica importante para aqueles que estão migrando ou já migraram para o mundo open de um sistema operacional livre como o Ubuntu (GNU/Linux). Pois é, na migração ou os que estão interessados em abandonar o Window$, sempre surgem aquelas perguntas inevitáveis, naturais de mentes escravizadas pelo universo Micro$oft (como a minha era outrora): Tem word, powerpoint e excel no Linux? He he he! Na verdade, não! Você têm um editor de texto melhor que o word, um editor de planilhas eletrônicas e um gerenciador de apresentações. Esse conjunto que no universo Micro$oft estão associados ao pacote Office, aqui em Zion, chamamos de OpenOffice. Bem, eu poderia falar das várias vantagens de usar esse pacote livre e gratuito, mas isso mereceria um outro post.

Mas, vamos direto ao assunto. Muitas pessoas ao compararem o Micro$oft Office e o OpenOffice fazem a seguinte objeção: - O editor de texto OpenOffice não tem corretor gramatical como o word. Neste ponto temos que deixar uma coisa clara: qual é a diferença entre corretor ortográfico e corretor gramatical?

O corretor ortográfico verifica palavras escritas corretamente ou não. Indica isso como um sublinhado ondulado vermelho (no OpenOffice é a mesma coisa).

O corretor gramatical é a função do editor de texto que indica problemas gramaticas em determinadas frases e construções textuais. Por exemplo, erros de concordância. No pacote micro$oft há um sublinhado ondulado verde, para indicar tais problemas.

No openoffice não há um corretor gramatical nativo, ou seja, que já venha com a distribuição. Mas, como quase tudo no universo livre tem solução e compartilhamos isso uns com os outros, eis uma benção!

Me refiro ao corretor gramatical CoGrOO perfeitamente acoplável ao OpenOffice e que conforme o próprio site da extensão, detecta os seguintes parâmetros gramaticais:
  • colocação pronominal
  • concordância nominal
  • concordância entre sujeito e verbo
  • concordância verbal
  • uso de crase
  • regência nominal
  • regência verbal
  • erros comuns da língua portuguesa escrita
Assim, gente como nós, que gostamos de escrever alguma coisa, artigos, monografias, posts, dissertações e livros: eis uma excelente ferramenta!

Quer aprender como colocar o bichinho lá no editor de texto OpenOffice? Siga o seguinte procedimento:

Passo-a-Passo (Para usuários de OpenOffice 3.0.1)

1. Abra o editor de texto OpenOffice vá à ferramentas >> opções e no menu "OpenOffice.org" clique na sub-opção "Java". Depois de um pequeno tempo, será listada a versão Java que está rodando. No meu caso aparece "Sun Microsystems Inc. 1.6.0_14". Se estiver desativado, ative marcando o botão ao lado esquerdo da listagem.

2. Só dê prosseguimento a este tutorial, se sua versão Java for 1.5 ou superior. Do contrário, atualize-0 ou instale-o (se não aparecer nada no passo anterior). Se está usando Ubuntu informe-se a respeito da instalação do Java aqui.

3. Depois de verificada a versão Java e tudo deu certinho. Chegamos na parte fácil, vamos baixar a última versão (3.0.5) do CoGrOO, para isto, basta clicar aqui. Copie o arquivo *.oxt para uma pasta acessível, por exemplo, o Desktop (Área de Trabalho).

4. Feito isso, agora é só instalar ou acoplar a extensão. Abra o editor de texto OpenOffice novamente (se ainda não estiver aberto) e vá para >> Ferramentas >> Gerenciador de Extensão >> Adicionar [localize o arquivo CoGrOO-AddOn-3.0.5-bin.oxt no diretório que você o salvou] selecione o arquivo baixado e clique em "abrir". Aguarde a instalação.

5. Se a instalação foi feita bem sucedida, o CoGrOO irá aparecer na lista do Gerenciador de Extensão, no meu caso aparece a corujinha (ícone), escrito ao seu lado "CoGrOO Corretor Gramatical 3.0.5

6. Agora é só reiniciar o editor de texto OpenOffice e pronto. Faça um teste, escreva uma frase com concordância errada, por exemplo: "Os meninos é legais.", automaticamente, deverá aparecer um sublinhado ondulado azul abaixo do trecho problemático, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra indicada e haverá uma observação gramatical sobre a frase.

7. Se por acaso o sublinhado não aparecer de primeira, basta forçar a verificação. Vá à ferramentas >> corretor gramatical CoGrOO >> verificar texto. Ao abrir a janela, saia dela logo em seguida. Isso fará com que automaticamente o texto seja corrigido daí em diante em todos os documentos com textos em português (pt-br).

Façam bom uso!

3 comentários:

André Tavares disse...

Muito bom! Nunca funcionou direito pra mim.. não sei direito por porquê. Obrigado, está bastante compreensível, mesmo para os jacus... ehehehe.

William Colen disse...

Bom post!
Só um comentário. No passo 6 - reiniciar o OpenOffice.org - se for Windows será necessário fechar o Inicializador Rápido do OpenOffice.org. É um ícone ao lado do relógio.

@igorpensar disse...

Valeu William! Fica aí a dica para os usuários de windows.